« Home | (Des)União Europeia » | A Importância do Microcrédito » | Gestão da Reforma » | Futuro dos Mercados Bolsistas » | Poupança como base Económica da Economia » | Estigma Social da Globalização » | (in)desejável Globalização » | Apresentação » 

segunda-feira, julho 04, 2005 

Diversificação de Investimentos

Depois de ter passado um pouco mais de um mês sem escrever qualquer artigo por motivos de força maior, gostaria de vos trazer um tema que me parece aceite por todos os investidores, mas… será o mais correcto?


Ao falar com qualquer investidor e, mais marcante, com professores universitários (desculpem-me a expressão, se “pelam” por investimentos que não sejam depósitos a prazo!) que leccionem esta matéria, todos nos dizem que o mais correcto a fazer no mercado financeiro baseia-se no processo de diversificação “não colocar todos os ovos no mesmo cesto, porque se este cai, ficamos sem todos os ovos”, aconselham-nos a compor uma carteira de investimentos suficientemente diversificada de forma a reduzirmos o risco, mas… também a rendibilidade. Essa diversificação terá que ser feita tendo conta dois pontos que considero fundamentais, o carácter de cada investidor face ao risco e o tempo que pretende despender para atingir os seus objectivos.

Muitas revistas especializadas em finanças pessoais, como é o caso da Prémio e da Carteira, em cada edição nos apresentam uma carteira para cada tipo de investidores, havendo já alguns bancos que realizam um inquérito com várias questões em que dependendo das respostas dos clientes, estes, serão considerados investidores conservadores, equilibrados ou agressivos, tendo posteriormente um cabaz de produtos considerados ideais para cada perfil e planos de investimento extremamente diversificados.
Considero que é sempre benéfico para qualquer investidor diversificar a sua carteira mas nunca de forma exagerada, pois caso o faça, irá com certeza anular os ganhos dos investimentos com maior rendibilidade, apesar de também reduzir as suas perdas dos investimentos menos rentáveis. É essencial que ao fazer-se qualquer investimento se tenha em mente o tão famoso binómio risco/rendibilidade, quanto maior o risco, maior rendibilidade e vice-versa.

Mas… ao ouvir constantemente para a necessidade de diversificar a minha carteira, até há bem pouco tempo nunca tinha pensado em não o fazer.
Esta semana, ao “passear” pela Fnac, deparei-me com um livro do, talvez, maior Guru do mundo financeiro, “Como enriquecer na bolsa como Warren” de Warren Buffet e por curiosidade, ao folhear o livro interessei-me por um capítulo em que analisava o processo de diversificação de investimentos. Segundo Buffet, considera que “a diversificação não é mais que um meio de qualquer investidor esconder a sua estupidez”. Pareceu-me uma citação realística, senão vejamos, ao investir o meu capital em qualquer produto que seja, faço-o porque acredito que seja o melhor produto no mercado, é aquele que me irá oferecer maior rentabilidade. Ora, então porque não invisto toda a minha poupança nesse produto? Porque acho que devo procurar outro e mais outro produto? Será porque não tenho confiança nem estou seguro na minha análise e aposta que fiz sobre o produto inicial?
Parece-me que a essência desta citação se baseia na confiança do investidor, e sabendo que é essencial neste meio ter essa característica, penso que 99% dos investidores não optaria por investir a totalidade do seu capital num único produto, por mais confiança que tivesse, isto porque o risco que correria seria brutalmente elevado e tudo menos racional, apesar de sabermos que o mercado de intraday tem tudo menos de racionalidade….

Contudo esta afirmação vir de um expert, continuo a achar que o melhor que se deve fazer, será apostar pela diversificação dos nossos investimentos de forma racional, diversificando o risco mas também a rendibilidade, especialmente para a generalidade dos cidadãos que devem fazer investimentos de médio e longo prazo (3-5 anos ou mesmo mais) e não de curto prazo, pois já diz o ditado “ninguém enriquece do dia para a noite”.

Nota: Não deixem de visitar este endereço, http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=41012&highlight=, que consiste num tópico do fórum do Caldeirão da bolsa do qual faço parte, com várias opiniões sobre este tema, entre as quais se encontra a minha (Smiles & Cries).

Um abraço
Lmleitao

Ao contrário de si, sou um investidor que se preocupa primeiramente por não perder dinheiro e por isso, a minha carteira está extremamente diversificada, tendo conseguido diminuir o risco de perda mas...tal como faz referência, não obtí uma grande rentabilidade.
de qualquer forma, por esta ter sido a minha preocupação fiquei satisfeito com os resultados que tenho vindo a obter, mas não irei descurar a ideia de "diminuição da diversificação".

continuação de bons artigos.
cump, José Gonçalves

Enviar um comentário
/body>